Uma comunidade brasileira de GMod com história!

1/04/2011

Perguntas frequentes sobre GMod

Use CTRL + F para pesquisar nesta página!!

Perguntas gerais

P: O que é Garry's Mod?
R: O Garry's Mod é um desafio físico. É um jogo (ex-mod de Half-Life 2) gênero "sandbox" ou "fazer o que quiser". São dados vários menus diferentes ao player, como o de models, ferramentas, armas etc. O GMod é muito utilizado para criação de vídeos e pode ser um bom passatempo durante aquela hora que bate um tédio. Mais infos aqui.

P: Onde eu posso baixar?
R: Garry's Mod 9 para baixo - versões livres, podem ser obtidas por aí. (Obtenha aqui)
Garry's Mod 10 - versão paga, disponível através do Steam (O 10 é simbólico). (Compre aqui)
(Garry's Mod 11, 12, 13 - Updates simbólicos para o 10)

P: O que ele exige?
R: Ele exigia que você tivesse instalado no Steam pelo menos um jogo Source engine da Valve (como HL2 ou CSS), mas hoje é possível comprá-lo como um jogo normal.

P: Esse jogo possui alguma desvantagem ou problema? 
R: Garry's Mod é criticado por seu alto requerimento de memória RAM. Isso não é uma falta específica do jogo, pois os jogos do estilo sandbox costumam colocar muitos conteúdos na RAM. O mínimo oficial de RAM exigido é 512MB, mas a comunidade recomenda pelo menos 1GB. A versão simbólica 13 do jogo resolveu um pouco isso.

P: Comprei por boleto, quanto tempo demora pra chegar?
R: Costuma ser entre 1 e 3 dias, mas no no segundo já deve chegar.

P: Como faço pra instalar o jogo em um HD externo ou outra partição?
R: Vá em "Settings>Downloads>Steam library folders" e crie uma nova pasta de jogos do Steam aonde você quiser. Na hora de instalar o GMod, selecione ela na primeira tela que aparece. Se você quiser ir em SteamApps mover o jogo para a nova pasta, também pode. Ele vai ser reconhecido automaticamente ao reiniciar o Steam ou você precisa mandar instalar de novo só para que tudo se ajeite - nenhum arquivo vai ser baixado.

P: Eu tive um erro no gmod 9 ...
R: As versões de Garry's Mod 9 para baixo não são mais suportadas por Garry Newman. Assim, não espere conseguir respostas dos seus problemas por aí. Tente usar o GMod atualizado.

P: Como abrir o "console"?
R: Abra o console clicando em ~ ou '. Para habilitar isso, vá ao "menu principalconfigurações de teclado, clique no botão Avançado" e destaque o item "Console do desenvolvedor". (Obs: se o console não abrir no menu principal, vá no menu de opções e tente novamente)

P: É possível despedaçar um objeto ou um corpo da forma que eu quiser no GMod?
R: Não há suporte para isso no Source Engine.

P: Como faço para adicionar mais backgrounds no menu? E música?
R: Depois do GMod 13, basta por os arquivos de imagem JPEG (preferencialmente de tamanho 1920x1080) na pasta "steamapps\common\GarrysMod\garrysmod\backgrounds" (veja funcionando). Não é mais possível por música de fundo.


Movimentação e controles

R: Absolutamente TODAS as sua dúvidas sobre isso podem ser respondidas aqui nesse link.


Addons, Tools e Contents

P: Aonde eu posso aprender o funcionamento de cada tool do GMod?
R: aqui.

P: Vejo texturas preto e rosa  e "Errors" gigantes por todo lado! Como me livro disso?
R: Explicamos o que é isso aqui no nosso post de erros e soluções de GMod.

P: O GMod acumula muitos arquivos de servidores... Como me livro deles?
R: Apague tudo na pasta "[...]\garrysmod\download" e "[...]\garrysmod\downloads". Isso tira 98% do lixo de servers.

P: "Something is creating script errors". Como conserto?
R: Explicamos o que é isso aqui no nosso post de erros e soluções de GMod.

P: Por que eu não tenho novas ferramentas, bancos, conteúdos do Orange Box e mais? 
R: Porque você não está com uma versão atualizada do Garry's Mod. Atualize-a.

P: Onde posso conseguir mods e addons?
R: Veja o Facepunch, o garrysmod.org e o Workshop. Há mais lugares por aí também, veja aqui.

P: Onde devo por addons em geral?
R: Veja este tutorial.

P: As pessoas estão usando um tool chamado Wiremod, o que é isso?
R: É um mod muito famoso que permite você criar circuitos eletrônicos digitais no GMod. É necessário muita maturidade e até bons conhecimentos em Exatas para dominá-lo (Wiremod - Como obter, instalar e usar).

P: Como faço para guardar minhas criações de modo que depois eu possa utilizá-las em servidores?
R:  Você pode usar o tool Duplicator, ir em Dups no menu Q e clicar em Save Duplication ou baixar um addon chamado 'Advanced Duplicator' e salvar por ele. O Adv Dup é oficialmente desenvolvido pelo mesmo time que faz o Wiremod.

P: Como faço a roda do "wheel tool" girar ao contrário?
R: Aperte E nela.

P: Como fazer as coisas invisíveis?
R: Use o tool 'color', Alpha em 0. (Vídeo / Imagem)

P: Qual é o addon que mostra uma malha (quadriculado) sobre os objetos e os locais de conexões mais convenientes?
R: SmartSnap. A última versão é a 1.0.0 (Veja como fazer funcionar em servers no GMod 13).

P: Como aumentar / diminuir o peso de um objeto ou corpo?
R: Baixe e use o Weigh tool.

P: Como aumentar um prop ou um ragdoll?
R: Baixe e use o tool 'Prop Resizer' para os props e o tool 'Inflator' para os ragdolls. Também há novas opções para isso apertando C e clicando com o botão direito sobre o prop ou ragdoll.

P: Existe algum tool que me ajude a posicionar hats ou objetos pelo corpo?
R: Baixe e use o PAC3 para autopersonalização e o Bone Merger para personalizar ragdolls e NPCs.

P: Como faço animações com os ragdolls?
R: Baixe e use HAT, Henry's Animation Tool.

P: Como faço filmagens com câmeras que "andam" sozinhas?
R: Baixe e use o Catmull Cameras.

P: Como faço para os ragdolls ou NPCs "cairem" só de algo os tocar ou ferir? 
R: Baixe e use o Sleep n' Wake tool.

P: Como faço para que os carros se dirijam sozinhos? 
R: Baixe o Scars, selecione o Bot spawner e clique em um carro.


Comandos de console

P: Onde posso ver todos os comandos de console e para o que eles servem?
R: Aqui.

P: Eu não consigo matar ninguém no meu servidor! O que devo fazer?
R: Use o comando sbox_godmode 0/1.

P: Como eu ponho senha no meu servidor?
R: Use o comando sv_password "senha", onde "senha" é a senha que você quiser.

P: Como posso me conectar diretamente a um servidor pelo console?
R: Use o comando connect "ip", onde "ip" é o ip do servidor.

P: Como regulo o número máximo de coisas no meu jogo, como, por exemplo, de NPCs? 
R: Use o comando sbox_maxC X, onde C é a coisa a ser limitada e X o número máximo de C. Por exemplo, sbox_maxnpc 10.

P: Como faço para ver os quadros por segundo (FPS)?
R: Use o comando de console net_graph 1 ou cl_showfps 1.

P: Como posso fazer um NPC andar?
R: Use o comando npc_select (para selecionar um NPC (esteja olhando para ele ao usar esse comando!)) e npc_go (para que o NPC vá para um determinado local (onde você está "mirando"!)). Vários NPCs podem ser selecionados juntos.

P: Como faço para acelerar ou desacelerar o tempo?
R: Use o comando de console host_timescale 1.0, mudando 1.0 para valores maiores ou menores.

P: Como faço para tirar o HUD? (desaparecer o sangue e munição)
R: Use o comando cl_drawhud 0/1, onde 0 é sem hud e 1 é com.

P: Como faço para não aparecerem as mensagens de kill?
R: Use o comando hud_deathnotice_time 0/1/2/..., onde o número representa quantos segundos a msg de kill ficará na tela. (Padrão: 6)

P: Como faço para não aparecerem mensagens de chat?
R: Use o comando hud_saytext_time 0/1/2/..., onde o número representa quantos segundos a msg de chat ficará na tela. (padrão: 12)

P: Como faço para sumirem marcas de sangue e tiro, por exemplo?
R: Use o comando r_cleardecals.

P: Como faço não aparecer as partículas da toolgun quando uso o do inflator ou outro tool?
R: Use o comando r_drawparticles 0 (padrão 1).

P: Como faço para sumirem os corpos mortos de NPCs do mapa?
R: Use os comandos g_ragdoll_maxcount 0 e depois g_ragdoll_maxcount X, onde X é o número limite de corpos no chão (padrão: 32).

P: Como faço para o playermodel mexer a boca quando eu falo no microfone?
R: Use o comando voice_loopback 1 (padrão: 0).

P: Como faço para alternar entre primeira e terceira pessoa?
R: Primeiro use o comando sv_cheats 1, depois ponha thirdperson, para terceira pessoa, ou firstperson, para primeira.

P: Como faço para as pessoas não serem kickadas do meu servidor por "too many LUA errors"?
R: Use o comando sv_kickerrornum 0 (padrão: 1).

P: Como faço para aparecerem menos ou mais marcas de tiro, sangue etc no mapa? (decals)
R: Use o comando mp_decals X, onde X é o número deles que você quer que apareçam (padrão: 200).

P: Como faço para que os NPCs virem pedestres? (fiquem andando de um lado para o outro)
R: Ponha todos os NPCs no mapa e use os comandos sv_cheats 1 e ent_­fire npc_­citizen startpatrolling. (Imagem1 / Imagem2)


Outros

P: Como faço para o raio do physgun sumir?
R: Aperte C e você verá um opção para desativá-lo em "Drawing".


52 comentários:

  1. Eae Galera Alguém Pode Me Ajudar Comprei Esse Jogo Garry's Mod

    Mas Quando Vou Botar Os Personagens Do CS E Do TF2 Apare se escrito!

    you've hit the ragdoll limit Alguém Pode Me Ajudar

    ResponderExcluir
  2. Abra opções > teclado > avançado e marque "habilitar console do programador". (+- assim)

    Aperte ' (tecla que abre o console)

    digite sbox_maxnpcs 20 (O número é a quantidade de personagens animados - npcs - máxima)

    É isso aí =P

    OBS: Sua pergunta já estava respondida de forma mais reduzida em: "Q: Como regulo o número máximo de coisas no meu jogo, como, por exemplo, de NPCs?"

    Atenciosamente,
    Vecthor.xlr

    ResponderExcluir
  3. Ae Vecthor me ajuda com esse problema aqui eu não conciso pega o carro do hl2 no Garry's Mod fica apare sendo isso You've hit the vehicles limet!
    Como eu aumento o limite ?

    ResponderExcluir
  4. Outra pergunta tem como trocar as armas dos NPCS Sem se aquelas do HL2 ?

    ResponderExcluir
  5. É a mesma coisa, mas com 'sbox_maxvehicles 20'. Pra aumentar o número de armas que o NPC pode usar você precisa de um addon com essa especialidade, aqui alguns: http://www.garrysmod.org/downloads/?tag=npc+weapons

    ResponderExcluir
  6. Ae Vecthor meu Garry's mod tem addons que vem dele, Original que fica escrito error em vermelho oque eu faço

    ResponderExcluir
  7. Vecthor como faço um video no garry's mod ?
    Tipo esse http://www.youtube.com/watch?v=5qnd_f403dE&feature=g-like&context=G232eb20ALTvXTyQAAAA

    ResponderExcluir
  8. 1- use um gmod atualizado, com addons atualizados e com contents extras instalados.

    2- AUhsaushe
    Esse vídeo é de um amigo meu, "Suspeito de Minoria". Vc precisa de um programa de gravação de vídeo, tipo o Fraps, paciência pra bolar as cenas, tirar uns screenshots e juntar tudo em um programa de edição de vídeo tipo Windows Movie Maker.

    ResponderExcluir
  9. Helpppp....meu noote não tem a tecla num lock, então não consigo ativar os tools. Existe outra forma de fazê-lo?URGENTEEE
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use o teclado virtual do Windows para ativar as suas teclas.
      (http://simonigomes.com/wp-content/uploads/2010/06/win7_teclado_4.png)

      Excluir
  10. AI GALERA SABE COMO USAR AS ARMAS DO GMOD BAIXADAS SEM POR NO CHAO
    TIPO ATIVAR ELAS EM VC PRA USALA EM 1* PESSOA
    EU BAIXEI A PORTALGUN E ALGUNS MODS MAIS SO POSSO BOTAR NO CHAO E N USALAS QUEM SOUBE ME ADC MSN:jonynhojr@live.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A arma que você baixou tem que ser uma Scripted Weapon (SWEP). Se for só um model ela fica no chão e não tem como você pegar. Faz uns testes com armas novas do garrysmod . org pra entender como funciona certinho (http://www.garrysmod.org/downloads/) =P

      Excluir
  11. pessoal eu tenho um duvida
    eu quero comprar o jogo mas vi num video que no menu dos itens do cara so tinha itens do half life 2.
    se eu comprar o garry's mod pela steam vai vim com itens do jogo do team fortress,portal etc???????
    respondem por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc só usa os itens dos jogos que você tem. Se comprar o GMod sem mais nada vão vir coisas de HL2 e fim.
      Pra resolver isso só baixando packs de materials e models por aí.

      Excluir
  12. Como tiro o hp da tela usando uma arma sem estar na fotografia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora, já respondi essa dúvida no post e adicionei muitas outras além de divisões.
      Obrigado por postar!

      Excluir
  13. Alguém pode me explicar,o quê é Addon? Pfv.

    ResponderExcluir
  14. addons são conteudos adicionais uai, que tu baixa e vai la pro teu jogo e tu pode usar : ex uma arma sei la do batman

    ResponderExcluir
  15. Se alguem puder responder: eu baxei um addon e extrai ele com akele programa e tipo assim:Eu quero pegar as skins dele (pq ele só gerou Ragdoll), ecoloca-las como skins de player

    ResponderExcluir
  16. Quando eu jogo num servidor de .murder, quando sou o polícia/assassino, n consigo ver a faca nem a pistola. Mas, quando tou em espetador, já consigo vê-la. Gostava de saber como resolver

    ResponderExcluir
  17. Alguém me ajuda?Quando vou jogar na opção ''Iniciar novo jogo'',escolho um mapa e clico em ''Iniciar jogo'',aí carrega tudo certo,mas,quando está bem perto do fim do carregamento,o jogo simplesmente fecha e não aparece nenhuma mensagem do tipo ''HL2.EXE has stopped working''.Gostaria de uma resposta para o meu problema!

    Nota:O jogo é original e tenho bastante addons(entre 300 e 400,também tem algo em torno de 140 a 180 mapas)

    ResponderExcluir
  18. Eai Tudo bem... eu gostaria de saber se vc consegue me ajudar... eu gostaria de remover aquela Granada da SMG do prop hunt.. pois eu jogo com os amigos e aquela granada deixa o jogo meio chatinho.. entao se alguem puder me ajudar.. eu agradeço de coraça <3 obg :T

    ResponderExcluir
  19. Quais comandos do console, utilizo para fazer um server via HAMACHI, para jogar com um amigo?

    ResponderExcluir
  20. qual o código para deixar o ping estável em 5 ?

    ResponderExcluir
  21. gente me ajudem, quando vou ligar a lanterna (apertando f) a lanterna não liga e fica travando, porque isto esta acontecendo?

    ResponderExcluir
  22. Como é que eu faço para me tornar num objeto? poder sair e entrar dele

    ResponderExcluir
  23. Galera , preciso de ajuda . Quando entro no sandbox meu personagem não aparece e no canto da tela aparece que eu tô morto quando faço algum movimento.

    ResponderExcluir
  24. como eu faço que uma turret atire porque não tem nem um comando para fazer que ela atire por exemplo:se eu botar o comando de apertar L para atirar. Alguem por favor me ajude(eu não estou falando da turret npc)

    ResponderExcluir
  25. As minhas armas iniciais que começa qualquer mundo com elas desapareceram, agora só tenho a gravity gun e a camera e a tool gun como inicial. Como posso colocar as armas de volta?

    ResponderExcluir
  26. me ajudem gente
    eu nao consigo entrar no mesmo server que minha irma entrou.Tipo o servidor nao carrega e o dela carrega normal e entra no jogo.Alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  27. anomino voce devia ter tirado o ativar armas nas configurações que fica no utilarios esse nome fica nas ferramentas

    ResponderExcluir
  28. Vc pode me ajudar ? tem armas com um escudinho,e não consigo usa-la e nem usar o ADMIN Claner,estou jogando no offline como posso usar essas armas e conf ?

    ResponderExcluir
  29. Aparece que o comoando ent_ nao existe :(

    ResponderExcluir
  30. no meu gmod algums mapas ficam bugados como se estivensem do o disable thinking que os npcs nao fazem nada o que eu faço

    ResponderExcluir
  31. @Doge Alguns mapas não tem nav prontos, então o NPC não faz nada... Pra resolver isso coloca no console "sv_cheats 1" e depois "nav_generate".

    ResponderExcluir
  32. oi.
    As teclas Q e C não funcionam> O que eu faço?

    ResponderExcluir
  33. gente o meu Q não funciona eu entrei nas configurações e nas teclas e não tem o show menu

    ResponderExcluir
  34. Como q manda addons para o meu amigo da Steam?

    ResponderExcluir
  35. Manda o link de download ou inscrição que ele baixa, ué.

    Mas se você estiver falando em termos de algum servidor, o hoster tem que fazer a configuração direito: resource.addfile() e resource.addworkshop().

    ResponderExcluir
  36. Galera me ajudem, tento mudar a expressão facial dos ragdolls do Team Fortress 2 mas não acontece nada... Eu zoo o máximo os personagens, porém, seus rostos não mudam...

    ResponderExcluir
  37. O Garry s Mod tem que pagar por mês que nem o minecraft?

    ResponderExcluir
  38. o que é mês de validade? aparece na hora de finalizar a compra com cartão

    ResponderExcluir
  39. Mano me ajuda, meu menu de troca de armas sumiu, aquela barra amarela que aparece quando roda o scroll do mouse ou aperta os numeros e nao sei como fazer aparecer D=

    ResponderExcluir
  40. como saibo qual a versao do meu garrys mod

    ResponderExcluir
  41. @Raquel
    É o mês de validade do cartão kk

    @The Lucas
    Explica melhor o que está acontecendo, por favor. Vê se nenhuma das soluções de erros que tem aqui te servem: http://gmbrblog.blogspot.com.br/2011/10/problemas-solucoes-para-gmod-steam-e.html

    @Anônimo
    Você vê isso na parte superior a direita, é uma data. Aqui os números de atualizações do GMod: http://www.garrysmod.com/updates/

    ResponderExcluir
  42. prop hunt ta muito bugado... alguem sabe como resolver ?... clicando com o botao esquerdo do mouse ele nao transforma em nada, so quando pego o objeto, mas ai fica bugado e nao consigo travar a rotação

    ResponderExcluir
  43. Como eu pego os objetos 3d de outros jogos que não estejam no steam e boto no g mod?

    ResponderExcluir
  44. ei cara tenho uma pergunta, meus amigos baixaram muitos addons no workshop e eles tão falando para eu baixar se quiser jogar com eles, mas eles baixaram pra cacete, então tem um jeito de baixar tudo sem ficar selecionando?
    da preguiça ficar procurando, então se tem um jeito me avisa,

    ResponderExcluir
  45. Manda eles instalarem esse addon aqui também: http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?l=portuguese&id=309020990
    Ele faz com que o seu jogo baixe tudo que é necessário pro servidor sem que você tenha que se inscrever em nada.

    ResponderExcluir

Estatísticas

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *