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Atualização 02/01/2017

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Atualização 20/07/2017

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1 de janeiro de 2011

O que é Garry's Mod?

Texto por Xalalau





Garry's Mod

O Garry's Mod (ou GMod) é um desafio físico modo sandbox baseado na Source Engine. Sua proposta é ser altamente personalizável e dar aos jogadores a liberdade deles fazerem o que quiserem.



Sandbox

O principal modo de jogo se chama Sandbox (modo livre). Nele há várias ferramentas, armas e opções distribuídas em menus para que o jogador possa mexer com os diversos conteúdos e interligá-los fisicamente como quiser. A physgun (manipulação de objetos), a toolgun (uso de ferramentas) e a câmera (tirar screenshots e fazer efeitos de filmagem) estão no foco dessa experiência. As ferramentas e objetos estão dispostos no menu de spawn ("Menu Q") e em uma segunda camada de opções no menu de contexto ("Menu C'').




Mais modos de jogo / Multiplayer / Fama

Outra grande característica desse título é ser "muitos jogos em um". Divirta-se com corridas de melões, sobrevivência a zombies, deathmatch, RPs e até pescaria. Esses addons (conteúdos extras) estão disponíveis no Workshop do Steam e costumam ter grandes comunidades ao seu redor. Falando em comunidades, é bom saber que o GMod conta com milhares de pessoas o jogando todos os dias, sempre aparecendo no gráfico de jogos mais jogados do Steam.





Contents e Addons

Logo na primeira inicialização do game, vê-se que a maioria dos conteúdos vêm do Half-Life 2. Mas, para aumentar a variedade de escolha dos jogadores, também implementou-se a capacidade de se utilizar itens de outros jogos, como Team Fortress 2, Portal 2 e Couter-Strike: Source. Para isto, basta que a pessoa tenha esses títulos suportados comprados, instalados e habilitados no menu do GMod. Contudo, o que realmente forma a experiência única de cada um nesse espaço é a grandiosa variedade de addons disponíveis para download! Atualmente, filtrando-se todo o "lixo" da nossa conta, há 31.158 itens disponíveis no Workshop (29/10/2015).




Posicionamento

Vale a pena realçar que o GMod é muito utilizado para a criação de wallpapers, artes e quadrinhos, pois muitas das ferramentas dele são especialmente voltadas para esse fim. Há sempre boas formas de se aplicar efeitos, luzes, expressões, sombras etc, rendendo boas cenas.






Filmagem

Com maravilhosas capacidades de física e posicionamento, o GMod se torna uma plataforma perfeita para a animação! Realmente o Youtube está cheio de excelentes vídeos feitos no GMod e em pouco tempo de pesquisa nós podemos encontrar belíssimas obras. Normalmente, as mais complexas são feitas pela técnica de stop-motion (frame por frame), mas há muitas excelentes produções criadas a partir de ferramentas de animação que rodam no próprio jogo.



Venha jogar

Bem, você só vai descobrir mesmo todo o potencial do Garry's Mod quando decidir experimentá-lo! 





Histórico do GMod

Fonte 1Fonte 2 - Fonte 3 - Fonte 4

O Garry's Mod começou como um mod gratuito para HL2 no dia 24 de dezembro de 2004, criado por Garry Newman. Ele competia com outro mod chamado JBmod (Mais info / download), mas logo venceu a disputa. Sua última versão estável grátis foi a 9, porém existiram os "9.1" betas. A partir deste ponto para frente, o mod foi considerado um jogo completo e começou a ser vendido no Steam, sem mais números de versões. Os números 10, 11, 12 e 13 que os usuários costumam usar na internet são apenas versões simbólicas, explicadas logo abaixo. Mesmo com todas as mudanças e tempo de atividade no mercado, o jogo nunca deixou de ser desenvolvido pelo Facepunch, estúdio de jogos do Garry, e recebe muitas melhorias até hoje.


Versões antigas

São as versões grátis, mods para HL2: baixe todas aqui. Elas necessitam de HL2 e SDK Base 2006 instalados. HL2:DM pode ser necessário em algumas.


Versões simbólicas

Garry's Mod 10 - A partir da venda pelo Steam;
Garry's Mod 11 - A partir do Orange Box;
Garry's Mod 12 - A partir do momento em que o jogo ficou compatível com o Mac;
Garry's Mod 13 - Setembro de 2012, quando o GMod recebeu um update massivo que mudou praticamente toda a sua estrutura. Fizeram personalizações na engine, mudaram todos os menus, trocaram a "base" do código LUA usado (deixando o game muito mais rápido) e fizeram milhares de pequenos ajustes e alterações. O jogo ficou como novo.



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