Uma comunidade brasileira de GMod com história!

7/09/2012

Garry's Mod Brasil Dedicated Server (GMBR DS)

O GMBR orgulhosamente preparou uma forma de instalar um servidor dedicado de Garry's Mod totalmente automática! São 2079 linhas de código (v2.8.5) de puro poder!



Esse é o processo de instalação do GMBR DS:
1) Você configura o arquivo ini e o txt;

2) Você escolhe uma opção no menu;

3) O GMBR DS faz tudo por você!!
 Ou seja, ele
- poupa todo o trabalho de criar pastas e procurar arquivos, links e tutoriais;
- evita ter que manusear comandos de console enormes em instalações e manutenções;
- acaba com o desperdício de tempo por esperas, já que cada opção roda sozinha até o final;
- aniquila o tédio de ter que abrir arquivos de texto para montar contents, pois ele é automático;
- mata a confusão de configurar o SteamCMD para baixar contents, com 23 destes já organizados para instalar;
- explode as suas expectativas, pois roda muito rápido, com pouquíssima RAM, sem bugs e sem pendências!!

Nós compilamos o programa para Windows e Linux, 32 e 64 bits. Ele pode ser obtido logo abaixo:

WINDOWS v2.8.5




LINUX v2.8.5




Código fonte git
Se alguém quiser me mandar consertos ou dicas, fique à vontade!

Versões antigas
Windows / Linux

Nota: não esqueça que a porta 27015 do seu roteador/modem/etc deve estar aberta! Caso contrário, seu servidor não será acessível aos outros.
http://www.gmbrblog.blogspot.com.br/2012/03/port-forward.html

Nota2: meu amigo Augusto Oliveira testou o GMBR DS no servidor SSH dele e depois de alguns acertos tudo funcionou muito bem! O processo foi a partir de um Windows 10 para um Ubuntu 14.04 pelo Putty, tendo que dar as permissões de execução para o arquivo principal do GMBR DS (GMBR_DS_32bits), instalar as bibliotecas gerais de 32bits (sudo apt-get install gcc-multilib) e por a biblioteca lib32stdc++6 (sudo apt-get install lib32stdc++6).


Changelog

v2.8.5 (05/09/2018)
- url errada corrigida no cabeçalho;
- Certas impressões de texto foram adaptadas para ficarem boas no Windows (eram caracteres especiais);
- O arquivo cfg.ini do Windows foi separado do do Linux de novo devido a um campo com valor diferente;
- Pequena limpeza em warnings;
- Erros dentro das opções de menu não vão mais fechar o programa;
- Inizator atualizado.

v2.8.4 (05/09/2018)
- Mais consertos e mudanças no README.md;
- Mudanças no makefile:
⎿ Nova organização dentro da pasta build;
⎿ A variável "SYSTEM" com valor "LW" não estava sendo processada corretamente na maioria das chamadas;
⎿ Melhores impressões;
⎿ Instalação dos módulos estava rodando mais de uma vez desnecessariamente;
⎿ "clean" estava removendo a pasta "lib" inteira ao invés de limpar cada biblioteca individualmente;
⎿ "deploy" se transformou no "default";
⎿ A criação de zips estava adicionando uma pasta extra na estrutura.

v2.8.3 (05/09/2018)
- Submódulo "Inizator" atualizado.

v2.8.2 (04/09/2018)
- Correções importantes no README.md;
- Inizator não usa mais o submódulo "Geral" (estava dando problemas no Windows).

v2.8.1 (04/09/2018)
- [v2.8.1] Correção no carregamento de submódulos

v2.8 (04/09/2018)
- GMBR DS movido para repositório próprio (Versões passadas descartadas. Deal with it);
- Versionamento está diferente, nada mais de updates gigantes de uma vez só;
- Código simplificado, flexibilizado, otimizado, reajustado, comentado e organizado;
- Textos revisados, mais explicações, avisos e algumas nomenclaturas corrigidas;
- O LEIAME.txt foi revisado;
- Corrigido um problema com diretórios contendo espaços no nome;
- Corrigido um erro de inicialização no Linux;
- Corrigido leak de memória;
- Corrigido programa tentando continuar após falhar na criação de pastas;
- Corrigido comportamento estranho no tratamento de erros de instalação;
- Corrigido um erro na verifição da pasta do Steam no Windows;
- Removidos trechos de códigos inadequados (não causavam bugs);
- Mudanças no cfg.ini:
⎿ Seção de arquivos foi removida por completa;
⎿ Adicionado parâmetro para logar no steam (tinha sido esquecido, é da versão 2.7 - c);
- Mudanças no contents.ini:
⎿ Removido parâmetro "pasta" dos contents no contents.ini;
⎿ Corrigida pasta do Age of Chivalry no contents.ini;
- Mudanças no makefile.txt:
⎿ Adequação à nova Xalateca;
⎿ Corrigido problema para compilação no Ubuntu 18.04;
⎿ Na ausência da variável de ambiente SYSTEM é selecionado o sistema atual, ao invés de Linux e Windows;
⎿ A criação do arquivo .zip não remove mais a pasta Servidor;
⎿ Regra "GMBR_DS_ZIP" renomeada para "deploy";
⎿ Regra "GMBR_DS_64" renomeada para "64bits";
⎿ Regra "GMBR_DS_32" renomeada para "32bits".
- Adicionada validação de contents do tipo 1 durante a abertura do programa;
- Suporte a pastas de bibliotecas aumentado de 4 para 10;
- Integração com novo Inizator;
- README.md reajustado para a situação atual.

v2.7 (10/10/2016)
- NOTA (04/09/2018): essa versão estava incompleta e não lançada no gmbrblog para o público!
- O código sofreu uma limpeza de variáveis inúteis e comentários mal feitos;
- A versão do programa agora fica em um local mais visível;
- Agora é possível instalar os contents, o SteamCMD e o servidor em pastas fora da pasta base;
- Terminei de portar a leitura do cfg.ini para o novo inizador;
- A função de instalar o GMod e os contents foi aprimorada;
- Renomeei o jogos.ini para contents.ini;
- Mudanças no cfg.ini:
⎿ Recebeu os parâmetros específicos do GMod que estavam em contents.ini;
⎿ O parâmetro "pasta_servidor" não estava funcionando (estava duplicado no contents.ini);
⎿ O parâmetro "pasta_base" habia sido apagado por acidente... Readicionei;
- Mudanças no contents.ini:
⎿ "Blade Symphony" foi atualizado - requer login de usuário ao invés de anômino;
⎿ "Nuclear Dawn" estava com uma barra extra no caminho;
⎿ "Portal" e "Portal 2" estavam com um caracter minúsculo oa invés de maiúsculo no caminho (afetava o Linux);

v2.6 (17/03/2016)
- Alterei totalmente o sistema de contents!! Vantagens:
⎿ o formato agora também é .ini (muito mais seguro de se manipular);
⎿ recebeu novos campos necessários para o download de certos contents;
⎿ não existe mais limite de contents no GMBR DS.
- Os contents que estavam faltando foram adicionados (agora tem todos suportados pelo GMod!).
- Atualizei a versão do Inizator para a 1.5, com diversas melhorias e novidades;
- Adicionei no cfg.ini um campo para login no SteamCMD e juntei 3 seções em 1;
- Consertei um erro de detecção de problemas durante a instalação do GMod e de contents;
- Fiz mais otimizações gerais e limpeza de lixo;
- Adicionei mais verificações e mensagens de erro;
- Consertei um leak de memória;
- Pus o SRCDS do Windows de volta em modo prompt (tinha tirado sem querer no DS 2.5);
- Reorganizei a estrutura de pastas do projeto;
- Reifinei novamente o processo de compilação e sua estrutura;
- Mudei a nomenclatura dos zips para download;
-- v2.6fix (20/04/2016): tinham dois contents mal formatados no jogos.ini. Corrigi.

v2.5 (15/03/2016)
- Suporte a múltiplas livrarias de jogos do Steam (a busca por elas é automatizada);
- Presença do Steam no computador não é mais exigida quando desnecessária;
- No Linux não é mais obrigatório executar o programa pelo arquivo .sh;
- Implementei meu novo leitor de arquivos ini (Inizator v1.4);
- O arquivo cfg.ini foi reestruturado novamente no intuito de facilitar a vida do usuário;
- As funções mais gerais do GMRB DS foram movidas para uma biblioteca pessoal minha e agora são importadas de lá;
- Escrevi um bom arquivo Makefile para fazer a compilação multiplataforma e criar os zips de download;
- O código geral do projeto foi reorganizado, otimizado e comentado;
- Algumas melhorias foram feitas na opção 1 do menu (a de imprimir todos os valores carregados);
- Agora quando uma opção do menu é executada e terminada, o menu recarrega ao invés do programa fechar;
- Foram consertados alguns erros de Português;
- Agora o GMBR DS no Windows fecha logo após enviar o comando de abrir o servidor;
- Suporte máximo de contents aumentado de 8 para 30;
- 21 contents foram adicionados;
- Removi a build de 64 bits para Windows nessa versão (Na próxima ela volta).
-- v2.5fix (17/03/2016): Reverti o arquivo de jogos para a versão antiga, que funciona bem (caso alguém queira usar essa versão).

v2.4.1 (04/06/2015)
- Removi a tela de informações de loading - ela era desnecessária e irritante;

v2.4 (19/04/2015)
- A versão de Linux estava quebrada devido a uma mudança em um comando;
- O código foi limpo - tinham alguns trechos antigos esquecidos no meio dele;
- Uma função com dupla utilidade foi devidamente repartida em duas;
- O sistema de avisos/erros foi reorganizado e melhorado;
- Agora ao abrir os programa aparecem mensagens dizendo o que foi feito (antes da tela inicial);
- Agora durante o processo de instalação os comandos de srcds/steamcmd são mostrados;
- Diversas mensagens de aviso foram adicionadas;
- Foram adicionados alguns trechos de código que estavam faltando;
- A visualização de contents com opcao 3 na escolha 1 do menu foi melhorada.

v2.3 (18/04/2015)
- O menu estava exibindo várias vezes a mesma opção quando mais de um content era definido como "1" no jogos.txt;
- O arquivo cfg.txt foi reorganizado e sua divisão de Windows/Linux não existe mais;
- O leitor de arquivos ini foi bastante aprimorado;
- As mensagens que tem pause agora só exigem 1 enter ao invés de 2 para continuar;
- Agora o programa é capaz de criar árvores de diretórios inteiras de uma vez;
- Tentar instalar o servidor em uma pasta com espaços no nome dava alguns problemas;
- Foi corrigido um erro que ocorria aleatoriamente na montagem de contents;
- Uma variável mal implementada estava omitindo uma possível mensagem de erro;
- O LEIAME.txt foi um pouco melhorado.

v2.2 (17/02/2015)
- Uma palavra foi mudada na exibição de configurações do menu;
- O cfg.ini foi reorganizado e simplificado;
- O jogos.txt foi simplificado;
- O LEIAME foi atualizado com novos links, visual e explicações.

v2.1 (25/10/2014)
- As pausas no programa agora sempre funcionam;
- Foram adicionadas verificações de erro no download e extração do SteamCMD e na instalação do servidor e dos contents.

v2.0 (19/10/2014)
- O código foi reescrito do zero para C e agora é multiplataforma - Está trilhões de vezes mais eficiente!;
- Adicionado um arquivo .ini externando quase todas as configurações do programa;
- Adicionado um arquivo .txt para manipular as informações do GMod e dos contents  (capacidade de instalar qualquer content em qualquer pasta);
- Adicionado um menu principal que se auto reorganiza diante das configurações do usuário;
- Adicionada uma opção para forçar o GMBR DS a apenas montar os contents e sair;
- Adicionada uma opção para iniciar o servidor direto pelo GMBR DS;
- As tags de aviso foram melhoradas;
- Agora são distribuídas versões 32 e 64 bits dos executáveis;
- Adicionado script bash para facilitar a abertura de servidores no Linux;
- Adicionadas diversas verificações para evitar que o usuário entre com dados incorretos;
- Removidas algumas configurações internas desnecessárias;

v1.5 (23/06/2014)
- Pequenas melhoras no código;
- Consertado erro onde o script não atualizava os contents se a confirmação fosse um S maiúsculo;
Windows: o código agora é equivalente ao da versão Linux, que estava bem na frente.

v1.4 (15/02/2014)
- Código otimizado e reorganizado;
- Adicionada uma verificação para checar as configurações salvas;
- Vários bugs relacionados a espaços no caminho do arquivo foram corrigidos;
- Alguns avisos foram alterados ou consertados;
- Novos avisos foram adicionados;
- Consertado um bug que fechava o script sempre que o usuário em certos momentos não inseria nenhuma informação e apertava Enter;
- O script é capaz de detectar o Steam em mais locais agora;
- Montagem de contents consertada e melhorada;
- O link de download do SteamCMD foi atualizado.
-- v1.4.1 (18/02/2014): Código otimizado e reorganizado.

v1.3 (10/11/2013)
- A seleção dos contents e a pasta do Steam agora são salvas, evitando repetição desnecessária desses passos;
- O código em geral foi melhorado;
Linux: passou a vir em formato de executável como a versão Windows.
Windows: muitos consertos absurdos... Não usem a versão 1.2.

v1.2
- Nova opção de montar os contents apontando para a instalação do jogo no Steam;
- Mais verificações contra erros, entradas incorretas e pastas faltando ou já existentes;
- Mais mensagens de andamento e acompanhadas de "GMBR DS:" na frente para ajudar a diferenciar das outras coisas que aparecem no console;
-- Linux v1.2.1: fix: contents não estavam montando;
-- Linux v1.2.2: fix: pasta 'contents' estava sendo criada mesmo sem necessidade.

v1.0
- Lançamento.
-- v1.1
-- - Correções e melhoras gerais;
-- - Novo ícone;
-- Windows: passou a vir em um único arquivo ao invés de três.


Aqui estão todos os tutoriais do Garry's Mod Wiki para lidar com servidores:
http://wiki.garrysmod.com/page/Category:Server_Owners
Os procedimentos do GMBR DS são baseados inteiramente nesses ensinamentos.

8 comentários:

  1. Olá , gostaria de saber como deixo um atalho para as addons ( um codigo como !addons para os players baixa-los) sem precisar por mensagens automaticas de links no chat , obg

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  2. Eu to com um pequeno problema com meu server, eu entro e ta tudo rosa e preto,como se nao tivesse nenhuma textura.

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  3. @Maria @As Above

    Vocês dois precisam pesquisar sobre esses temas:

    resource.AddFile()
    - https://wiki.garrysmod.com/page/resource/AddFile
    resource.AddWorkshop()
    - https://wiki.garrysmod.com/page/resource/AddWorkshop
    - https://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=309020990
    FastDL
    - https://svenskunganka.com/tutorials/other/setup-a-fastdl-for-garrys-mod.html
    ServerDL

    Outras infos:
    https://support.steampowered.com/kb_article.php?ref=5386-HMJI-5162

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  4. Show !!
    voces pode me falar onde posso encontra host ou vps para Garry's Mod ??

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  5. LeSilver, dá uma olhada em http://agp.net.br/ ^^

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  6. Tinha como fazer um vídeo tutorial?

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  7. Meio atrasada a resposta... Mas eu vou fazer um vídeo tutorial assim que uma versão sair com a lista TODO esvaziada. Um dia... =3

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  8. Olá, gostaria de saber como faço para alterar o mapa, e o modo de jogo (murder, TTT, etc)

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